Make your own free website on Tripod.com

O QUE É GEOGRAFIA?

 

A geografia por si própria oferece um reino fascinante de conhecimento que pode enriquecer nossas vidas. Inversamente, uma falta da compreensão geográfica pode diminuir-nos como indivíduos, embotar o sucesso de nossos riscos econômicos e políticos internacionais, e diluir nossa força como uma nação
(
Sociedade Geográfica Nacional - Norte-Americana)

A pergunta " o que é a Geografia? " é uma que muitas pessoas pensam que sabem. A maioria supõem que a Geografia não é nada mais do que o memorização de capitais de estado, localização de cidades em um mapa, ou saber em que país pode encontrar a montanha mais elevada. Mas a geografia é muito mais do que isso.

A Geografia é o estudo da posição e do lugar. É baseada em três perguntas fundamentais: Onde as coisas são encontradas? Por que são encontrados onde estão? E qual é o significado ou as implicações da posição das coisas? As "coisas" referidas nestas perguntas podem ser os fenômenos humanos e físicos que ocupam os lugares que têm propriedades ou características espaciais. Mais especificamente, a Geografia é uma ciência social e natural compreendida de uma grande quantidade de sub-disciplinas diferentes cujos tópicos são muitos e diversos. Os geógrafos físicos, por exemplo, estudam climas, morfologia do solo e da terra, e biogeografia. Eles podem acoplar nos estudos assuntos tais como o monitoramento da chuva ácida, o controle da erosão do solo, a gerência dos recursos hídricos, ou o EL Niño, por exemplo. Os geógrafos humanos concentrarão-se nas características e nos fenômenos resultantes das atividades e das características humanas. Podem investigar o superpopulação em áreas metropolitanas, disputas territoriais, comércio entre países, ou composição étnica de uma nação ou área. A Geografia é essencialmente, a ciência do onde e do porquê.

Naturalmente, quando se pensa em Geografia, pensa-se também nos mapas. Os mapas são a espinha dorsal da Geografia. Eles transmitem visualmente várias formas de informação geográfica. Tradicionalmente, quando os geógrafos coletavam informações de pesquisa, eles as colocavam em um mapa para demonstrar seu comportamento sobre uma posição. Os cartógrafos (geógrafos que fazem mapas) hoje estão utilizando muito equipamento novo e altamente sofisticado para a coleta e a apresentação destas informações. Empregam agora técnicas tais como as imagens satélite tiradas há centenas das milhas acima da superfície da terra, teodolitos são usados para medir as inclinações dos cursos d'água, os programas de computador que podem fundir dados em Sistemas de Informação Geográfica e muitos outros instrumentos novos que estão sendo desenvolvidos diariamente para ajudar o geógrafo a compreender melhor o nosso Planeta Terra.

Enquanto a natureza da geografia parece estar num momento mais claro, deixamos ainda a pergunta ardente de "porque estudar Geografia?".

Fonte: http://www.geog.buffalo.edu/

Tradução: Jailton Dias

[Voltar] [Por que Geografia?] [O que os geógrafos fazem?]

 

© 1999 - 2000 Copyright by Jailton Dias